top of page

Palestras e Encontros Formativos

Sempre em busca de inspiração.

A Presença do Corpo e da Voz nas abordagens de Desenvolvimento Psíquico

Conversa conceitual e, sempre que possível, com recurso a experimentação, acerca de três tópicos:

I) A presença do corpo e da voz no desenvolvimento psíquico. A ausência do corpo nas abordagens clássicas da psicologia e psicanálise; quando o corpo passou a ser considerado no desenvolvimento e na manutenção do equilíbrio psíquico; a proposta de Reich; a ausência da voz nas abordagens da psicologia; a presença da voz em práticas espirituais no mundo, em diferentes tempos; a entoação de vogais; a integração da voz no desenvolvimento pessoal. 

II) Experimentação da voz no corpo, a partir da perspectiva de Reich. Anéis Reichianos; libertação de couraça e consciência dos anéis corporais na produção vocal.

III) Experimentação da voz no corpo a partir da entoação de vogais em movimento. Um caminho desde os anéis Reichianos até à singularidade e pluralidade do Ser; a vibração como matriz da vida e do movimento e como elemento fundamental para produção vocal; o sentir e o vivenciar da voz como produto da emoção e da intenção; a intencionalidade o processo e como o cérebro participa nessa tomada de atenção e consciência; o impacto de diferentes vibrações na transformação do mapa corporal, mental e pessoal. A praxis da voz como ferramenta de auto-conhecimento holístico e potenciador de transformação. 

Inteligência Natural e Inteligência Tecnológica:
O Eu e a Máquina

Esta palestra foca o potencial da tecnologia de informação para o desenvolvimento integral do ser humano, emparelhando este potencial com o potencial de descobertas anteriores, como o fogo e a escrita. A proposta é a de aproximar a pessoa de si mesma para gerar a oportunidade de uma relação saudável e benéfica com a tecnologia, expandindo o potencial que ela traz ao Ser Humano.

Ela aparece num momento em que as práticas Flor de Lis ganham nova relevância, se refletirmos nas possibilidades que a tecnologia oferece e ameaça: ameaça uma conexão viciante com o dispositivo - fora da pessoa - e oferece a possibilidade de usar o dispositivo como um ajudante externo, de forma a re-encontrarmos e valorizarmos em consciência e sem precedentes esta semente de essência que trazemos dentro do nosso espírito e totalidade. A tecnologia oferece, também, a possibilidade de reconhecermos a alta tecnologia que nos habita e dá vida, de forma a vincarmos raízes na nossa humanidade e identificarmos o papel do ser humano diferenciado do papel das ferramentas que ele próprio cria.

bottom of page